quarta-feira, 7 de maio de 2014

Atividades de interpretação textual Escola Estadual 8 de Maio - Iguatemi - MS Professora Fabiane Ninello Produções Interativas Atividades para o 3º ano A - Ensino Médio Felicidade atrai felicidade Estudo revela: a felicidade é contagiosa! “Trata-se de um arrastão emocional”,anunciaram pesquisadores. A mesma equipe que comprovou que obesidade e tabagismo se difundem em rede demonstrou que quanto mais pessoas felizes você conhece, maior é a probabilidade de você mesmo ser feliz. Nicholas Christakis, professor de sociologia médica da Escola Médica de Harvard e James Fowler, cientista político da Universidade da Califórnia, em San Diego, vêm analisando um tesouro de informações em folhas de acompanhamento que datam de 1971, rastreando nascimentos, casamentos, divórcios e mortes. Os voluntários também registraram informações de contato de seus amigos mais íntimos, colegas de trabalho e vizinhos. Eles avaliaram a felicidade usando um teste simples contendo quatro perguntas, que foram feitas às pessoas que participaram da pesquisa. A avaliação foi feita da seguinte maneira: 60% das pessoas que tiveram pontuação alta nas quatro perguntas foram avaliadas como felizes, e as outras foram classificadas como infelizes. Além disso, as pessoas que têm mais vínculos sociais – amigos, cônjuges, vizinhos, parentes – também são as mais felizes, mostraram os dados. E o melhor de tudo: a felicidade é mais contagiante que a infelicidade, constataram os pesquisadores. “Se uma pessoa com quem você tem contato social é feliz, isso aumenta em 15% a probabilidade de você ser feliz”, disse Fowler. “Um amigo de um amigo, ou amigo de um cônjuge ou irmão, que sejam felizes, aumentam suas chances em 10%”. As perguntas eram: “Quantas vezes na última semana você: 1- curtiu a vida? 2- se sentiu feliz? 3- se sentiu esperançoso em relação ao futuro? 4- sentiu que vale tanto quanto as outras pessoas?” Revista Geração Saúde – Ano 4 – Nº 35 – Minuano – p.23. 01) O objetivo comunicativo desse texto é A) apresentar estatísticas alarmantes. B) divulgar uma descoberta recente. C) expressar descrença no estudo. D) incentivar a leitura de pesquisas. E) sintetizar um estudo complexo. Leia novamente o texto “Felicidade atrai felicidade” para responder às questões abaixo.02) No trecho “quanto mais pessoas felizes você conhece, maior é a probabilidade de você mesmo ser feliz.” ( . 3-4), a correlação destacada expressa A) comparação. B) conclusão. C) consequência. D) finalidade. E) proporção. 03) No trecho “Trata-se de um arrastão emocional” ( . 1), a palavra destacada sugere A) esforço. B) intensidade. C) rapidez. D) surpresa. E) violência. Leia o texto abaixo. Para se livrar da saia justa Na hora de cobrar uma dívida de um amigo, quando seu filho diz uma inconveniência na frente da vizinha, quando o chato do trabalho força a amizade para ser adicionado no seu Facebook. Essas e outras situações provocam uma irremediável vontade de sumir do mapa. Mas a verdade é que não adianta fugir. Cedo ou tarde, você vai precisar exercitar o jogo de cintura e encarar os fatos. A má notícia é que não existem regras para se dar bem em ocasiões constrangedoras. Tudo vai depender da sua habilidade e do bom humor das partes envolvidas. A boa – sim, ela existe – é que algumas dicas ajudam a amenizar o desconforto causado pelas gafes. Revista do Correio. 2 mai. 2010, p. 4. 04) Qual é a tese defendida nesse texto? A) Dívidas são difíceis de ser cobradas. B) Filhos provocam situações constrangedoras para os pais. C) Situações de difícil solução provocam desânimo. D) Problemas devem ser adiados para manter o bom humor. E) Atitudes flexíveis amenizam situações inconvenientes. 05) No título desse texto, o emprego da expressão “saia justa” significa A) fuga dos problemas. B) habilidade nas relações. C) mau comportamento. D) palavras inconvenientes. E) situações constrangedoras. Leia os textos abaixo. Texto 1 “O tempo é escasso, mãos à obra. Primeiro é preciso transformar a vida, para cantá-la em seguida.” MAIAKOVSKI, Vladimir, poeta russo. Jornal mundo jovem. 08/09. Texto 2 “Quantos ouvidos um homem deve ter para que possa ouvir o choro de um povo? E quantos anos um povo precisa existir, antes que permitam que seja livre? E quantas vezes pode um homem virar seu rosto fingindo que não vê? E quantas mortes terão que acontecer até que ele saiba que já morreram pessoas de mais?” DYLAN, Bob. Cantor norte americano. Jornal mundo jovem 08/09. 06) Esses dois textos têm em comum a A) amargura que acomete o povo. B) falta de tempo que se tem no dia a dia. C) liberdade de expressão do homem. D) mortalidade do povo causada pelo homem. E) mudança de posicionamento em relação à vida. 07) No Texto 2, a repetição das estruturas interrogativas foi empregada para A) destacar uma opinião. B) enfatizar uma crítica. C) indicar um contraste. D) ironizar um assunto. E) ocultar um fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário